sábado, 4 de junho de 2011

FLORES E SUAS DEFINIÇÕES Palma, Palmada, Panícula, Parasita, Pecíolo, Pedicelo, Pedúnculo, Peltada, Perene, Pérgula, Pétala, PH, Pina, Pinada, Pistilo, Poda, Pólen, Protea, Protea Banksia, Protea Pin Cushion, Pseudobulbo, Pseudofruto, Pubescente

Também conhecida como gladius, devido ao seu formato de espada.

Palmada

Termo empregado para designar as folhas compostas de diversos folíolos que se abrem em leque a partir de um ponto comum, adquirindo o formato de uma mão espalmada. Ex.: arália

Panícula

Tipo de inflorescência formada por um cacho grande de flores pediceladas (com haste curta); inflorescência composta na qual do eixo principal partem outros eixos secundários que portam flores; um cacho de cachos.

Parasita

Planta que se nutre da seiva de outra.

Pecíolo

Haste de ligação entre o limbo da folha e o ponto em que ela se insere no caule ou no ramo; cabo da folha.

Pedicelo

Haste de sustentação da flor.

Pedúnculo

Haste que sustenta uma inflorescência.

Peltada

Que tem o pecíolo inserido fora da margem da folha.

Perene

Que preserva por mais de dois anos a forma adulta. O mesmo que vivaz. Diz-se da planta que pode viver por tempo indefinido. As perenes podem ser herbáceas ou lenhosas. (Veja também anual e bienal ou bianual).

Pérgula

Estrutura de jardim formada por duas filas paralelas de colunas que suportam as traves transversais e que serve de apoio a plantas trepadeiras.

Pétala

Geralmente a parte mais vistosa da flor. As pétala protegem o miolo da flor e, quando coloridas, servem para atrair insetos polinizadores para os estames e pistilos. Uma flor pode apresentar poucas pétalas (como as flores de diversas trapoerabas, com apenas 3 pétalas) ou muitas (é o caso, por exemplo, das rosas híbridas de chá). O conjunto das pétalas de uma flor chama-se corola. (Veja também sépala, estame, pistilo, flor, corola).

PH

Símbolo de conveniência para expressar grau de acidez, numa escala de vai de 0 a 14 e na qual o valor 7 representa a neutralidade (equilíbrio entre ácido e alcalino), valores superiores indicam alcalinidade crescente e valores menores acidez também progressiva. Para se ter uma noção, o vinagre tem pH por volta de 3 e o bicarbonato de sódio pH por volta de 8. Plantas ornamentais geralmente requerem solo com pH entre 6 e 7,5 (cada unidade de pH representa acidez ou alcalinidade 10 vezes superior ao da medida anterior: solo com pH 5 é 10 vezes mais ácido do que o solo com pH 6 e solo com pH 8 é 10 vezes mais alcalino do que solo de pH 7).

Pina

Seção individual, geralmente conhecida como folíolo, de folha ou fronde bastante segmentada. Emprega-se esse termo na descrição de frondes de samambaias. (Veja também fronde, folíolo, pinada).

Pinada

Termo empregado para descrever uma folha composta que é dividida em alguns ou diversos pares de pina (folíolos) organizados de forma oposta. Ex.: palmeiras.

Pistilo

Órgão feminino da flor; compreendendo o estigma, o estilete e o ovário. (Veja também estigma, estilete, ovário, flor)

Poda

Técnica de remover por corte, ramos e outras partes de uma planta a fim de eliminar tecidos mortos ou supérfluos, controlar o tamanho e estimular certas reações favoráveis ao desenvolvimento e à preservação.

Pólen

Pó produzido e contido nas anteras, constituído por diminutos grãos capazes de produzir um tubo que, a partir do estigma em que o pólen adere, percorre todo o estilete e atinge o ovário para nele fecundar um óvulo e dar início à formação de um fruto.

HORTENCIA-PANICULATA


AMOR AGARRADINHA-PÉGULA


ANDROCEU-Pedúnculo,

CATACETUM OXULATUM-Pseudobulbo


CANTURA-  Pistilo


CENTRUM PURPUREUM-Pubescente


CRAVINA-Perene


FLOR DO MARACÚJA-Peltada


Pecíolo

PARAGUAIA-Pedicelo,


KOEEREUTERIA-Panícula,

MELAMPYRUM  PRATENS-Parasita

PISCUHION HAKEA PIN-Protea Pin Cushion

                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário