quarta-feira, 29 de junho de 2011

FLORES E SUAS DEFINIÇÕES Eixo, Entrenó, Enxertia, Enxerto, Epífita, Eremurus, Ervilha, Escabiose, Escama, Escandente, Esfagno, Espádice, Espata, Espatulada, Espécie, Espiga, Espinho, Esporão, Esporinha, Esporo, Estaca, Estame, Estaquia, Estaticia, Estigma, Estilete, Estolho, Estômatos, Estrelícia, Exótica

Eixo
Haste longitudinal em que se fixam órgãos vegetais: a linha central hipotética de qualquer estrutura de planta.

Entrenó

Espaço entre os nós do caule ou do ramo.

Enxertia

Técnica de reprodução vegetal que consiste em inserir parte de uma planta, geralmente ramo ou caule, no organismo de outra, que passa então a nutri-la.

Enxerto

Planta inserida em outra por enxertia, a operação de enxertia ou seu resultado.

Epífita

Planta que cresce apoiada em outra planta, sem ser parasita. As epífitas usam a planta hospedeira apenas como suporte, sem retirar alimento diretamente dela. Diversas bromélias, por exemplo, são epífitas.

Eremurus

Ervilha

Floração da ervilha

Escabiose

Escama

Estrutura seca e laminar que, pelo tamanho e coloração, lembra escamas.

Escandente

Planta que tende a trepar em um apoio, outra planta, não importando o meio.

Esfagno

Gênero de musgo que ocorre em terras muito ácidas e cujas estruturas mortas formam um tipo de turfa, usado em jardinagem por ser estéril e conferir ao solo acidez, porosidade, ventilação e capacidade de reter água.

Espádice

Tipo de espiga pequena que abriga minúsculas flores. Geralmente, a espádice mostra-se circundada por uma espata. Exemplos de plantas que apresentam espádice: antúrio e copo-de-leite.

Espata

Folha modificada que circunda a espádice (onde ficam as verdadeiras flores). Na maioria das vezes, a espata apresenta estrutura carnosa e, em alguns casos, cores e forma exótica, numa espécie de estratégia usada pela natureza para atrair os agentes polinizadores (insetos e pássaros), uma vez que as verdadeiras flores apresentam-se insignificantes, agrupadas na espádice. Exemplos de plantas: antúrios e copo-de-leite.

Espatulada

Em geral usa-se para designar a folha em forma de espátula.

Espécie

Conjunto de plantas que apresentam semelhanças entre si. Em biologia, a espécie é designada por um binômio constituído pelo nome do gênero (em maiúscula) seguido do nome da espécie (geralmente em minúscula), ambos os termos sempre latinos ou latinizados. Ex.: Coleus (gênero) blumei (espécie). Ao agrupamento de espécies dá-se o nome de gênero.

Espiga

Tipo de inflorescência alongada e sem ramificações, formada por flores que se fixam num eixo único. É semelhante ao racemo; a diferença entre ambos é a ausência de pedicelo nas flores da espiga. Ex.:palma-de-santa-rita

Espinho

Estrutura aguda e dura, resultante da modificação de uma folha ou alguma outra parte da planta.

Esporão

Proeminência aguda, embora não necessariamente rígida, que ocorre particularmente em flores como a capuchinha e a maria-sem-vergonha.

Esporinha

Esporo

Minúsculo corpo reprodutivo produzido por samambaias e musgos, por exemplo, e que de certo modo corresponde à semente das plantas floríferas.

Estaca

Parte de uma planta destacada para fins de reprodução vegetativa e que, depois de enraizada, passa a ser muda, a estaca não é necessariamente uma haste ou caule, pode ser uma folha, uma raiz etc.

Estame

Órgão masculino da flor, onde fica o pólen, composto por um filete e duas teças, contendo pólen (Veja também antera).

Estaquia

Técnica ou processo para reproduzir plantas por meio de estacas.

Estaticia

Também conhecida como lavanda do mar. Seu nome ciêntifico(Limonium Sinuatum)

Estigma

Ponta do pistilo (órgão reprodutor feminino), sobre a qual o pólen se aloja. (Veja também flor, pistilo).

Estilete

Porção filamentosa que sustenta o estigma, mantendo-o na posição correta para a polinização. (Veja também estigma, pistilo, flor)

Estolho

Caule rasteiro, superficial ou subterrâneo, que emite raízes e folhas a espaços relativamente regulares; muitos tipos de grama propagam-se por estolhos.

Estômatos

Poros através dos quais os gases entram e saem da planta. Os estômatos geralmente situam-se na página inferior das folhas.

Estrelícia

Exótica

Flor Tropical

 Diz-se da planta trazida de outra região.


Eixo


Eixo

ORQUIDIA  Eixo

ORQUIDIA Eixo

Entrenó

CACTUS Entrenó

LAURISSILVA Entrenó
PLANTA CARNÍVORA Entrenó

SELENICEREUS Entrenó

Entrenó

Enxertia


Enxertia

Enxertia

Enxertia

AROIDES Enxertia


Epífita

CHIFRE DE VEADO Epífita

ORQUIDIA Epífita

TILANDSIA Epífita

UTRICULARIA Epífita

STENOPHYLIS Eremurus

CLEOPATRA Eremurus

STENOPHYLLIS Eremurus

OISABELLINUS ERUMURUS

BORBOLETA ERVILHA

BLLOMING ERVILHA

GRÃO DE BICO ERVILHA











           

             




Sem comentários:

Enviar um comentário