terça-feira, 31 de maio de 2011

FLORES E SUAS DEFINIÇÕES VARIEGADA

                                                                      VARIEGADA

Plantas variegadas são aquelas com folhas manchadas de branco, creme ou outras cores, que fazem muito sucesso nos jardins.
Segundo o dicionário, a palavra variegada significa “ocorrência numa planta de outras cores além de verde”, ou seja, aquelas espécies normalmente com folhas verde-escuras, que apresentam manchas irregulares verde-claro, creme ou outra cor.

A variegação pode ocorrer também nas pétalas das flores. Os hibiscos e algumas orquídeas são bons exemplos disso.
Mas afinal, como acontece de algumas plantas serem variegadas? A explicação é simples. Na verdade, trata-se de uma mutação genética ou de um cruzamento natural entre plantas da mesma espécie, dando origem a outras, visualmente diferentes da planta-mãe. Um fenômeno que costuma ocorrer com certa raridade na Natureza.

Entretanto, como os botânicos sempre mostraram interesse por essas plantas e, sem paciência suficiente para esperar “a vontade” da Natureza, resolveram se valer de técnicas para acelerar a obtenção desses resultados. Por meio de pesquisas, descobriu-se que as formar variegadas tinham a ver com o aumento ou a diminuição de certos pigmentos existentes nas plantas. Estava aí a explicação do que acontecia ns variegações ds flores e folhas. Os pigmentos eram transmitidos quando se reproduziam as espécies por estavas. Mas, multiplicadas por sementes, as variegações não ocorriam.
Uma coisa, porém, acontecia com relativa facilidade: a volta da planta na cor original. Ou seja, no meio da planta variegada brotavam ramos ou flores com todas as características de uma comum.

CRYPTANTHUS


VIRLUN TINUS


IRIS PSEUDACORUS


ANANAS COMOSUTO


SANDERIANA


PETÚNIA 


PETÚNIA AXILLITARES




FLOR DE PAVÃO


BROMÉLIA


AVENCA


CALSALPINIA


FITIDENTRO


RAINHA DA NOITE


SANDERIANA
                                           

FLORES E SUAS DEFINIÇÕES WATSONIA

                                                           WATSONIA 
Cormo de Watsonia, da variedade de flores de cor salmão, uma rara planta de folhas verdes, finas e longas, assemelhadas às folhas dos gladíolos.
A floração ocorre em cachos ascendentes, assemelhando-se a pequenos lírios em forma de cornetas laterais, proporcionando excelente aspecto decorativo em jardins.
Presta-se igualmente como flor de corte para decoração interna. Em algumas micro-regiões a Watsonia leva a denominação de "palminha", pela delicadeza das flores.
Plantam-se os bulbos durante todo o ano, em terra comum e com algum teor de matéria orgânica, a 4 cm de fundo e a 20 cm um do outro. As folhas surgirão em primeiro lugar e terão longa duração.
As flores aparecerão, preferencialmente, na primavera / verão. Os bulbos poderão permanecer no solo durante o período de dormência. Manter o local de plantio livre de ervas daninhas.
Cormo destinado unicamente ao cultivo ornamental.
                   
SALMÃO


BOLBO PÚRPURA

LIRIO ORANGE


BORBONICA


PALMA GLADIOLUS


TRIGRIDIA


BAUINA


GLICINIA

    
                                                                                   

TIGRIDIA PAVONIA


HOYA BELA


VATISONIA


LILIUM


PRÍMULA


HELICONIA


LÍRIO STAR GAZER




                                                 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

FLORES E SUAS DEFINIÇÕE XEROFÍTAS

                                                                 XEROFÍTAS
 
São plantas adaptadas à aridez , elas possuem folhas atrofiadas, caules grossos e raízes profundas para suportar o calor 
Os habitats deste tipo de plantas são geralmente desertos onde se encontra relativamente pouca vegetação e a disponibilidade de luz raramente ...
 plantas que são adaptadas a aridez, como os cactos. - Tropófilas: são adaptadas a uma rotação seca, e outra úmida.
 plantas adaptadas à ambientes secos, com pouca disponibilidade de água, as células da epiderme foliar apresentam paredes espessas, que vivem em regiões  áridas, nomeadamente os cactos que armazenam água e alimentos no caule.




CACTOS ROSA



HUERMIA


CLUSIA



EHINOREREUS



NAPOLEA


PERENE


XEROFITA


OPUNTIA HUMIFUSA

BROMÉLIA


AGAVE



CRUSIA

ZIPOPETALO



FLOR DA DNDIA



XEROFÍTA S NOME



NINFEIA IMAGILARGE




FLORES E SUAS DEFINIÇÕES ZIGOMÓRFICA

PLANTA ZIGOMÓRFICA E UMA  FLOR COM SIMETRIA BILATERAL.



  • Zigomorfa (zigo = par; morfos = forma) : Aquela flor com simetria bilateral, que pode ser dividida unicamente em duas partes iguais como, por exemplo, as orquídeas









  • ORQUIDIA




                                           
    FLOR DA AMOREIRA


    FLOR DE PALMA ROXA


    ABILILON


    AÇUCENA

    DESTROEMERIA


    HIBISCO


    ZEBRINIA

     
    ZAMIOCILCAS

    VIOLACES

    CLIVIAMENIATA

    ALPINA


    STAPELIA


    ANGELICA ]CACTO}

    GARDENIA